quinta-feira, 11 de abril de 2013

“Do Mar à Serra – Da Serra ao Mar”


No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), nos passados dias 11 e 12 de janeiro, os alunos do 10.º Ano de escolaridade inscritos na disciplina das turmas de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades (10ºA, B e C), acolheram em Gouveia 7 alunos e 1 professor da Escola Júlio Dantas, de Lagos, no Algarve, para dar cumprimento à primeira parte do Intercâmbio escolar “Do Mar à Serra – Da Serra ao Mar”.
Foram dois dias, de grande animação e entusiasmo, que contaram com vários momentos de convívio sendo o ponto alto uma visita pela Serra da Estrela, Manteigas e Gouveia.
Os alunos, que visitaram o Agrupamento de Escolas de Gouveia, gostaram do que viram em Gouveia e de conhecer os alunos que puderam estar presentes neste encontro. Sendo alunos de realidades bem distintas foi com enorme prazer que todos os alunos de ambas as escolas participaram neste encontro em que todos ganharam com a troca de experiencias e com as novas amizades que se criaram.
Agora, todos os alunos esperam ansiosamente um novo contacto entre as duas escolas, o qual já está com data marcada para os dias 8, 9 e 10 de Junho, desta vez em lagos, no Algarve, para dar cumprimento à segunda parte do intercâmbio escolar “Do Mar á Serra – Da Serra ao Mar” estando já os últimos pormenores a ser acertados por todos os envolvidos nesta iniciativa.
É caso para dizer: Algarve à vista!...
Rute Silva, 10.º C

Viagem a Barcelona

 A nossa grande aventura começou no dia 13 de fevereiro por volta da uma da manhã.
Assim se iniciou a longa viagem de cerca de 14 horas rumo a Barcelona. Muitos de nós passaram este tempo a dormir, enquanto outros especulavam como seria a cidade do Guadí.
Quando, por fim, amanheceu, a animação chegou com os cânticos melódicos dos professores.
Aproximando-se a hora de almoçar, parámos e almoçámos em convívio onde partilhámos comida e experiências.
Retomada a viagem, a alegria era imensa por avistarmos Barcelona no horizonte, cantávamos com euforia grandes músicas portuguesas.
Recém chegados a Barcelona, logo fomos visitar “Las Ramblas”, uma das ruas emblemáticas e movimentadas da cidade Maravilha. Devido à proximidade, visitámos o Bairro Gótico que é caraterizado pela sua beleza arquitetónica. De seguida, tivemos a oportunidade de explorar “Las Ramblas” na procura de “recuerdos” para a nossa família e amigos.
Já cansados do dia exaustivo que tivemos, dirigimo-nos ao albergue “Pere Tarrés” onde fomos bem acolhidos. Jantámos e descansámos para um novo dia.
Acordámos com esperança de termos um bom dia, como assim se haveria de comprovar. Começámos por visitar o Parque Guell que, para além da sua beleza natural, é ainda mais belo por ter sido decorado em harmonia com a natureza oferecendo-nos uma vista maravilhosa sobre a cidade de Barcelona. Partimos depois para a Catedral da Sagrada Família onde tivemos a oportunidade de ver de perto a grandeza arquitetónica que nos é oferecida pelo grande arquiteto Antoni Guadí. Foi deslumbrante do princípio ao fim, começando nas esculturas exteriores passando pelos vitrais e acabando na esplendorosa e inimaginavel vista sobre a cidade, do topo de uma das torres da Catedral. De seguida, fizemos uma pequena viagem até Montserrat que foi uma visita insubstituivel dado a vista surreal e a possibilidade de conhecermos uma parte profundamente religiosa da cultura espanhola. Apesar do frio que se fazia sentir, a visita ao Mosteiro compensou bastante, destacando-se a visita à Santa Imagem “La Morenita”. Voltámos ao albergue onde mais uma vez nos alimentámos bem e nos preparámos para uma caminhada à misteriosa Praça de Espanha; apesar da longa caminhada valeu bem a pena. Cansados e com dores de pés chegámos por fim ao albergue onde dormimos um sono revigorante.
E chegou o último dia. Tristes e já com saudades despedimo-nos do albergue. No caminho de regresso fizemos uma paragem na cidade Saragoça onde visitamos a Catedral de Saragoça e aproveitámos para almoçar. Após o almoço, retomámos a viagem de regresso a Gouveia, onde dormir foi uma missão impossível. Mais uma vez ouvimos os cânticos tradicionais portugueses que nos recordaram as nossas origens. Apesar de todo o barulho, de termos de acordar cedo e de algum cansaço acumulado, os professores: Paulo, Alberto, Eva, Ana Paula e Elsa foram incansáveis. Fica um Obrigado para eles!
Chegados a Gouveia encontrámo-nos com os nossos pais e exaustos voltámos para as nossas casas, cheios de saudades porque para trás ficou a inesquecível viagem a Barcelona. Podemos assim dizer: Até sempre Barcelona!...
Ana Beatriz e Diana, 10.º A

"Anem a Barcelona" *


Barcelona, cidade de sonhos e aventuras, paixões e desventuras, teve o privilégio de ser visitada pelos alunos do nosso Agrupamento de Escolas de Gouveia, nomeadamente dos alunos do Secundário, que já há muito ansiavam por esta visita de “estudo”, mais visita de turismo do que isso, pois sempre prevaleceu a diversão e a descoberta de novas sensações.
Para começar, a descoberta da sensação de frio, pelo justificado atraso do autocarro, que nos aguçou ainda mais o embarque nesta viagem, que depois de 12 horas sem dormir e de muito dar à língua, finalmente, terminou. Não sei dizer bem se foi do pesado sono ou da claridade, toda a penumbra do novo clarear nos pareceu mais única ao vislumbrar o porto de Barcelona e também…o cemitério da cidade, que por mais estranho que possa parecer, assemelhar-se-ia mais a um belo jardim.
Seguiram-se Las Ramblas, como o seu maravilhoso mercado, tão colorido como nunca outro o fora, todas as gomas e chocolates, presuntos também (que não me deixaram levar na mala) e aroma frutado, lojas de “recuerdos” e belos monumentos.
Já no albergue, isso sim, terá algo que contar…entre a confusão das chaves e documentos de identificação até ao nos apercebermos de que os quartos se iam transformar em camaratas, entre reclamações e ansiedade por descanso, até ao chegar às ditas.
E o ponto alto da visita, a visita ao Parque Guell e à Sagrada Família, onde nos maravilhámos com a sua arquitectura repleta de originalidade e simbologia. Por fim, o encontro com “La Morenita” e uma desventura com uns dados dois cêntimos, quem percebe, percebe.
Já no terceiro dia (Infelizmente), a passagem por Zaragoça e visita à última catedral, de muito requinte e beleza, sem dúvida, também.
Seguiram-se mais umas doze horas de regresso com comida e música à mistura e ainda, e que sorte!, fotografias aos Pirinéus, com neve está claro, tão claro quanto o branco.
Noite, dia, tardes e diversão, visita a belos monumentos como o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, recuerdos e IMENSAS fotografias, memórias espanholas e conhecimentos adquiridos, Barcelona ficou assinalada no nosso mapa, mas como o tempo foi escasso, ficou desta viagem, acima de tudo, a vontade de regressar.
 Felícia Bordalo
* “Nos vamos a Barchelona”

Visita de Estudo a Santiago de Compostela

O Cristianismo e a construção da Europa
Nos passados dias 7 e 8 de Março, realizou-se uma visita de estudo a Santiago de Compostela. Esta visita tinha como objetivos enriquecer os alunos a nível cultural e religioso, desenvolver as relações pessoais e interpessoais, bem como desenvolver a capacidade de cooperação.
Eram 9h e 30m quando a aventura começou (um pouco atrasados, mas a vontade de partir ao desconhecido superava a espera), parámos às 12h30m para almoçar. O local escolhido foi a Basílica de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Subimos até ao ponto mais alto da Basílica, onde pudemos desfrutar de uma vista deslumbrante. Retomámos a nossa viagem e a próxima paragem foi na praia de Sansenxo, lanchámos, descansámos, mas acima de tudo pudemos a aproveitar a fresca brisa do mar e relaxar com a vista que a mãe natureza nos proporcionava.
 A ansiada chegada a Santiago de Compostela aconteceu! Dirigimo-nos ao Albergue Monte Gozo, instalámo-nos e preparámo-nos para jantar na cantina do Albergue (onde vários pratos deliciosos esperavam por nós). No final do jantar fomos para uma pista de dança, a fim de desanuviar a cabeça e descarregar toda a adrenalina! A partir das 00h00m recolhemos aos nossos quartos, mas a felicidade era tanta que o sono tardou a chegar… No dia seguinte, apesar do mau tempo, que não nos impediu de prosseguirmos com a nossa visita, visitámos o Museu das Peregrinações e a Catedral de Santiago, onde podíamos abraçar uma imagem de Santiago. Foi fantástico, era um fluir de emoções! A viajem de regresso estava breve (apesar das saudades que tínhamos da nossa família, queríamos ficar…), antes de nos fazermos de novo à estrada, tivemos tempo de dar um passeio pelo centro e para fazer umas comprinhas... Almoçámos num centro comercial e saímos de Santiago de Compostela às 14h30m, seguimos em direção ao Porto, onde jantámos no centro comercial “Arrábida Shopping”, e chegámos a Gouveia por volta das 22h00m. E foi só nesta altura que connosco chegou também o cansaço.
Foi uma viagem em que eu me diverti muito, talvez a viagem mais divertida, que nos levou a adquirir e perceber  novos temas da cultura religiosa e que não me importava de repetir as vezes que fossem precisas para sentir e apreciar ainda melhor cada momento vivido!
                                                                                                                                     Raquel Lameiras 9ºE

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vou contar-vos uma história...

Imaginem um mundo onde o possível facilmente se torna em impossível e que um ato, por vezes, pode ser considerado um milagre. Mundo esse em que o imaginário não tem asas e as suas pernas foram arrancadas, fazendo com que os sonhos de cada um fiquem unicamente retidos na sua mente. Neste lugar o pouco que se pode ter é designado lá como muito. Esse tal lugar não é apenas fruto da imaginação mas sim uma dura realidade. Pobreza para muitos pode ter o significado de ter pouco luxo, mas lá é definida por morrer à fome e estar exposto às mais precárias condições de vida. Se o que vivemos hoje é considerado um inferno, esperem para que o povo daquele lugar vos diga o que é estar num sítio inferior ao inferno: África.

Carlos Jacob, um sacerdote missionário de S. João Batista, é considerado para aquelas pessoas um anjo enviado por Deus, seja qual for esse Deus que os sujeitou àquela vida. Este homem dedicou 13 anos da sua vida numa missão – Missão de S. João Batista. Foi responsável por uma escola polivalente com milhares alunos, de lares de alunos, “dirigente” de uma serralharia e uma carpintaria com 10 trabalhadores. Ao mesmo tempo desenvolveu a exploração, até então abandonada” de uma área agrícola estimada em cerca de 600 hectares. O padre Jacob não move céus nem montanhas, mas faz tudo aquilo que está ao seu alcance para proporcionar uma vida digna de se viver às pessoas de Marrere, Moçambique.

Marrere é um local situado em Nampula, Moçambique. País este em que todos os anos surgem relatos de cheias, ciclones, secas, fomes, surtos de cólera, malária, índices elevados de tuberculose e de Sida.

Um dos maiores hospitais da província de Nampula e provavelmente do país, foi construído graças aos missionários portugueses no tempo colonial. Devido à nacionalização e ao abandono do pessoal religioso a missão foi perdendo a sua importância e como consequência disso foi-se degradando. Muitas tentativas foram feitas para reanimar esta missão mas nem todas surtiram efeito. Aquela que teve mais impacto foi a intervenção da Fundação Teresa Regojo com as obras de recuperação do Hospital do Marrere. A par da reconstrução do hospital houve também grandes intervenções: na eletricidade, na rede de água, nas instalações sanitárias, nos esgotos, na recuperação do bloco cirúrgico, no laboratório, no gabinete de apoio nutricional, na cardiologia. Criaram também um serviço de Radiologia e um pavilhão para os doentes de Tuberculose.

Houveram muitos parceiros neste projecto destinado a melhorar a saúde da população, tais como: Associação Portuguesa Raul Follereau, Manos Unidas, Câmara de Concorrenzo em Itália.

Ao nível educacional foi recuperada, recentemente, uma Escola Polivalente e criaram-se lares para que os estudantes pudessem morar, já que as suas casas ficam a quilómetros de distância e isso podia ser um obstáculo para eles à educação. E devido à escola renovada e aos lares verificou-se um aumento de 30% de alunos. Em Janeiro deste mesmo ano, foi-se celebrado um protocolo com o Ministério da Educação no sentido de os docentes serem pagos pelo Estado, o que possibilitou que se fosse baixado o preço das taxas cobradas na matrícula e que o ensino se tornasse mais acessível aos mais pobres.

Ao nível Agro-pecuária também houve novos projectos que irão permitir aproveitar a área agrícola, produzindo os alimentos para os doentes e alunos.

Mas nem sempre é fácil oferecer melhores condições de vida. Até porque a própria missão tem necessidades. Estas podem ser divididas em duas partes: as da estrutura da Missão, que se centram sobretudo na falta de recursos económicos e de pessoal e as necessidades da gente da província fragilizada pela doença, miséria e morte. A falta de meios impossibilita que o Padre Jacob e a sua equipa cheguem a todos. As cheias ou a escassez de água impossibilita o desenvolvimento das culturas, o que provoca bolsas graves de fome. Todos os dias chegam, por exemplo, crianças desnutridas ao Hospital.

Haverá alguma alegria nesta missão? Certamente sim. Os sorrisos das pessoas por saberem que as suas vidas mudarão para melhor, pode encher qualquer coração de alegria. O pouco, para eles, é muito. É o essencial para viverem, o que eles mais desejam poder fazer já que a situação em que se encontravam não pode ser denominada de vida.

O que será então, partindo desta missão, ser missionário? “Não é mais do que traduzir na prática os valores do Evangelho de cuidar dos pobres, dos doentes, dos segregados, dos órfãos... de todos aqueles que não têm voz e vez” (Padre Jacob)

Não é pedido que paremos a nossa vida para dedicá-la aos outros, mas pequenos gestos ou ações às pessoas que precisam e que vemos todos os dias podem fazer a diferença. Talvez não fará para nós, mas para os outros, um insignificante gesto, pode significar o mundo. Se Deus existe ou não, é uma grande questão. Mas é ele que dá fé àquelas humildes pessoas do Marrere a viver mais um dia com alegria. Uma coisa que existe é a realidade. Se estamos cientes disto porque não tiramos do Padre um exemplo a seguir, e mudamos a árdua realidade?



Aline Pontieri Carvalho, 10º C, EMRC

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Arcebispo de Nampula na sede de Agrupamento




Enquadrada no projeto  Ajudar Marrere, do Agrupamento de Escolas de Gouveia, o arcebispo de Nampula, o Sr. D. Tomé, visitou a sede de Agrupamento e a nova escola. Foi possivel ver as diversas valências da escola, contactar com alguns alunos e professores.
O Sr. D. Tomé agradeceu a colaboração de todos na ajuda prestada à missão de Marrere e convidou os interessados a visitar a diocese de Nampula.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Experiência de voluntariado


Olá, chamo-me Daniela Cardoso e sou uma adolescente normal como muitos dos adolescentes da minha idade. No meio da minha rotina, arranjei um tempinho para fazer o que um dia gostaria que me fizessem a mim!

 Faço voluntariado, infelizmente só durante as férias, no hospital de Seia.

Comecei a fazê-lo nas férias do Natal, continuei agora nas férias da Páscoa e espero continuar nas férias grandes …

A ideia de exercitar esta ação tão nobre não surgiu de mim, até porque não tinha conhecimento que o mesmo existia aqui tão perto! Esta ideia foi-me sugerida pela minha madrinha que também lá faz voluntariado.

O voluntariado tem como missão ajudar os outros, doando o nosso tempo, repleto de valores, feito de uma forma livre, desinteressada porque ninguém recebe nada em troca por fazer este trabalho e responsável para assim conseguir construir um caminho de esperança e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.

Neste contexto, o objetivo principal do voluntariado é ser capaz de minorar os efeitos negativos da hospitalização através da humanização e do espírito de solidariedade, contribuindo para o bem-estar do doente.

Apesar de fazer voluntariado há relativamente pouco tempo já tive oportunidade de ter pelo menos uma experiência marcante.

Nas férias do Natal, conheci um senhor que já estava internado no hospital há algum tempo; logo de início tivemos grande cumplicidade. Quando as férias terminaram o senhor continuou internado e quando estava para ter alta fez questão que a minha madrinha me ligasse para me ir despedir dele! Isto é uma pequena demonstração do quão somos importantes para estas pessoas, que durante algum tempo o hospital é a casa deles.

Acho que não custa darmos um pouco do nosso tempo para o bem-estar dos outros até porque temos recompensas muito gratificadoras. Por vezes, simples palavras de amor que lhes transmitimos fazem com que estas pessoas tão frágeis deitem um sorriso e o conforto das nossas palavras fazem com que se sintam bem.

O voluntariado completa-me e faz com que eu cresça como pessoa, faz-me ver o mundo com outros olhos, dá-me experiência de vida. O voluntariado pode não me dar nada monetariamente mas acreditem que aquilo que se recebe é muito melhor de qualquer dinheiro.

Como costumo dizer, Deus deu-me duas mãos, uma para eu dar aquilo que eu puder e outra para receber o que me dão porque para eu receber também tenho que dar, o mundo é justo.

É um desafio que deves experimentar na tua vida; acredita que vai mesmo valer a pena!



Daniela, 10º ano

segunda-feira, 19 de março de 2012

Visita de Estudo a Santiago de Compostela e Corunha


Este ano não foi exceção tendo-se concretizado esta viagem nos passados dias 16 a 17 de Fevereiro, no âmbito das disciplinas de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) e Ciências Naturais para os alunos do 9°ano do Agrupamento de Escolas.
A viagem teve início bem cedinho, por volta das 7:30 horas da manhã do dia 16 de Fevereiro tendo chegado a Santiago de Compostela no início da tarde. Aí, o nosso primeiro destino foi a Catedral de Santiago de Compostela. Ao longo da visita pela Catedral, os professores de EMRC foram-nos contando um pouco da história deste monumento e de algumas tradições e lendas a ele associadas. A Catedral de Santiago de Compostela é de estilo românico, com uma fachada barroca e, foi construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã. Está situada no centro histórico da cidade e esta é um centro milenar de peregrinação, através do conhecido “Caminho de Santiago”, dedicado a Santiago, o actual padroeiro e protector de Espanha, aí sepultado, segundo consta. Depois de algumas visitas pelo centro histórico e de uma visita ao Museu Galego de Arte Contemporânea, pernoitámos nas imediações da cidade. No segundo dia, por volta das 9 horas, seguimos em direção ao nosso próximo destino, Corunha. Ao chegarmos, todos adoramos a cidade e todas aquelas paisagens à beira mar, tal como podemos observar melhor a partir do Aquarium Finisterrae. Este aquário localizado na Corunha, tem como principal objetivo educar as pessoas sobre o mar, com especial atenção para os ecossistemas da costa galega e ofereceu-nos a possibilidade de conhecermos diversas espécies de animais marinhos, bem como os seus habitats. Após a visita ao Aquarium Finisterrae, seguimos a pé, junto à costa, para “A Casa del Hombre”, um museu interactivo de caracter científico, que trata de uma forma global e monográfica o ser humano, inaugurado a 7 de Abril de 1995. A visita engloba as seguintes etapas: “Eu (a identidade); Genética; Evolução Humana; Paisagens (meios de exploração do corpo e imagens microscópicas de tecidos e células); Reprodução sexual, embrião e desenvolvimento embrionário; Sentidos; Coração e sistema circulatório; Comer para viver (nutrição, sentidos do paladar e olfato); O sistema motor e o pé.” Terminada a visita, e já com o chegar da tarde, iniciamos a nossa viagem de regresso a casa onde chegámos por volta das 23.00 horas. No geral, podemos dizer que foi uma visita que irá ser recordada.
Em nome dos alunos, agradecemos à direção de ambas as escolas, aos professores, aos motoristas, por nos terem proporcionado a visita, o transporte e a animação. E que pró ano haja mais.
Lara Marques e Joana Santos, 9.º Ano

De ano para ano, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, tem vindo a organizar uma visita de estudo a Santiago de Compostela e Corunha, normalmente com duração de dois dias e por volta do 2° Período escolar.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Visita de Estudo – Toledo e Escorial

Nos passados dias 23 e 24 de Fevereiro, decorreu uma visita de estudo a Toledo e ao Escorial - Espanha, destinada aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário. Esta viagem foi organizada pelos professores de EMRC Alberto Barbas, Paulo Neves e Eva Costa. Participaram também como professores acompanhantes, a professora de Espanhol Ana Sofia Martins e o professor Joaquim Lourenço da Direção do Agrupamento. A partida deu-se junto à escola sede do agrupamento, por volta das 00.15h do dia 23. A viagem decorreu durante praticamente toda a noite. Ao amanhecer, chegámos a Toledo. Assim que entrámos na cidade, foi possível contemplar a sua organização territorial com grande incidência nas típicas construções locais. A chegada dos árabes no século VIII, juntamente com a presença de cristãos e judeus, fez de Toledo, a “cidade das três culturas”. Mais tarde com o imperador Carlos V, viria a tornar-se na capital de todo o império espanhol. A Catedral de Toledo, imponente monumento, considerado como um dos melhores exemplos da arte gótica, é constituída por três portas na sua fachada principal: a do inferno, a do perdão e a do julgamento. De igual forma importante, evidencia-se o retábulo do altar da capela principal, assim como as capelas de S. Ildefonso ou do Sacrário onde encontramos uma imponente Custódia Processional. Da parte da manhã, ainda visitámos uma sinagoga. Após o almoço, fomos visitar o Museu do Exército, onde podemos verificar a exposição ali patente como resposta ao interesse existente na Europa dessa época pela conservação e difusão dos objetos relacionados com a história militar. Pernoitámos num albergue nas imediações de Toledo e logo pela manhã partimos para San Lorenzo de El Escorial. Aí, fomos logo visitar o seu imponente Mosteiro, o qual foi mandado erguer pelo rei Filipe II de Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de Agosto de 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França. Aqui ficamos fascinados com a sua exuberante construção arquitetónica, concluída em 1584. De referir que a 02/11/1984, a UNESCO declarou El Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial como Património da Humanidade. Da parte da tarde, retornámos às nossas origens, havendo ainda tempo para visitar a monumental cidade de Salamanca. Visitámos toda a envolvente da zona histórica, nomeadamente a sua Plaza Mayor.
Numa opinião pessoal, esta visita foi importante uma vez que contribuiu para enriquecer os nossos conhecimentos do ponto de vista religioso e estético, para conhecer melhor o território espanhol, assim como aplicar o que foi apreendido no decorrer das aulas, tendo em conta o contributo prestado pelos diferentes monumentos pelo seu legado histórico na construção da Europa. Em geral, pensamos que foi bastante útil para criar momentos de animação bastante agradáveis, para além de ter sido uma experiência que marcou de certa forma as nossas vidas. Desta forma queríamos deixar um apreço muito especial ao professor Paulo pela animação que proporcionou, ao professor Barbas pelas suas explicações e aos restantes professores pela forma como nos acompanharam.
Maria Inês, 10.º A
Carlos Pereira, 11.º C

VIVA ESPANHA! (POR DOIS DIAS)



            Na passada noite do dia vinte e três de fevereiro, mais propriamente à meia-noite, o Secundário do Agrupamento partiu em direção a Toledo/Espanha, numa que prometia ser uma viagem excitante. Escusado será dizer que levámos em malas o nosso peso a triplicar, não fosse esta uma estadia que se iria prolongar por dois dias completos.
            Cada um com a sua música ou conversa, passámos a noite de viagem e em repouso, no entanto, o sono foi raro exceto para aqueles que conseguiram adormecer por umas horas ou minutos, segundo contam! E de manhã, já em Toledo, desembarcámos com muita preguiça e frio à mistura, encasacados e com apetite. Assim, tomámos o pequeno-almoço e iniciámos uma caminhada turística pela cidade, com as mochilas às costas e esperança de despertar a tempo de apreciar a visita.
            A nossa primeira visita deu-se na Catedral de Toledo, dedicada a Santa maria da Assunção e foi acompanhada pelo professor Paulo e professora Eva de EMRC, pelo professor Joaquim da Direção e professora Sofia de Espanhol e guiada pelo nosso amigo professor Barbas, que nos tentou transmitir o máximo de conhecimento possível sobre o edifício que nos maravilhou o olhar, devendo-se o mérito à esplêndida construção arquitetónica e ornamentação. De salientar é que o edifício data do séc. XII e contém influências góticas, barrocas e algumas capelas contêm influências moçárabes.
            Em seguida, tivemos a oportunidade de visitar uma mesquita muçulmana e observar outros monumentos e vistas da cidade, bem como da parte da tarde a visita ao Museu do Exército e Museu Santa Cruz.
            Depois da instalação, comida e dormida na pousada, levantámo-nos dispostos para o dia que se avinhava. Este dia ficou marcado essencialmente pela aprendizagem de variadíssimas músicas tais como “Pega na lancheira vai levar o lanche ao pai” e “Tenho uma vaca leiteira”, sob a direção musical do nosso professor Paulo, que até propôs a edição de um CD; esperaremos pelo seu lançamento no mercado, decerto será merecedor de número um no top de vendas mundial! Mas deixemo-nos de brincadeiras, o que fomos realmente fazer foi visitar o El Escorial, um complexo de palácio, mosteiro e museu, lar e cemitério de inúmeros reis e seus infantes.
            Antes do regresso a Portugal, fizemos ainda uma última paragem em Salamanca para visitar a Plaza Major e observar alguns monumentos, onde se compraram os últimos recuerdos e posteriormente finalizámos a nossa visita de estudo. Agora só falta mesmo é dizer “Viva Espanha!”.

Felícia Bordalo
Nº12, 10ºC

Visita de estudo a TOLEDO


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nova Recolha de Alimentos - BANCO ALIMENTAR

     No próximo fim de semana, 28 e 29 de Maio de 2011, os alunos do Agrupamento de Escolas de Gouveia vão unir-se ao Banco Alimentar Contra a Fome, para juntos apelarem à generosidade nos supermercados do LIDL e Intermarché de Gouveia.      A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto.


Vais ficar indiferente perante esta luta?!



Escolher EMRC – Desenha a tua vida!

            Tal como um desenho, nós enquanto pessoas, temos de nos ir desenvolvendo e criando novas linhas na nossa vida. Começamos apenas por ser uma grande folha em branco em que um risco apenas passa despercebido. Durante a nossa infância vamos começando a entender o mundo que nos rodeia, aprendemos a diferença entre bem e mal, traçamos as primeiras amizades e com isto começamos a despertar o nosso lado mais social e moral.
             Entramos na escola e apercebemo-nos que ainda não vimos absolutamente nada e sabemos ainda menos. A nossa página continua apenas rabiscada. Então como é que alcançamos a nossa essência como pessoas? Aí entra a educação e a formação. Todas as disciplinas têm o seu papel no nosso desenvolvimento mas existe uma que vai mais longe e explora campos que nós nem fazíamos ideia que existissem. A disciplina de EMCR não se limita a transmitir ensinamentos da doutrina cristã, até porque não é esse o objectivo. É um espaço de partilha de valores, cooperação, tolerância e descontracção (uma fuga à rotina) que funciona como uns grande óculos graduados alargando-nos os horizontes. Permite-nos conhecer outras realidades e desenvolver capacidades, cultivando o nosso lado cívico e moral.
              Depois de tantas razões não tens desculpas para deixares passar esta oportunidade de te desenvolveres. Transforma esses rabiscos sem nexo numa linda paisagem. Atreve-te.

Raquel Lima, 11º ano

segunda-feira, 21 de março de 2011

Concurso de Postais de Natal

Durante o primeiro período, os alunos do 3º ciclo foram convidados a participar num concurso de Postais de Natal. Em colaboração com os professores de Artes Visuais, este concurso contou com a participação de vários alunos que nos presentearam com vários trabalhos.
Os postais em concurso, encontraram-se expostos durante o final do primeiro período e parte do segundo, no hall da Escola Sede deste Agrupamento.
Um obrigado a todos os que participaram e, em especial ao Luís Albuquerque, Carolina Abade e David Brazete, todos do 8º E, que ocupam os primeiros lugares premiados.


1º Prémio
~ Luís Albuquerque ~ 



2º Prémio
~ Carolina Abade ~ 



3º Prémio
~ David Brazete~
 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bem vindos!!

Sejam todos bem vindos ao novo blog de EMRC, do agrupamento de Escolas de Gouveia.
Este será um espaço de partilha, onde os principais intervinientes somos nós, os alunos!
Se quiseres partilhar algum trabalho, experiência ou sugestão podes enviar-nos um e-mail para adm.emrc@gmail.com.
Contamos com a tua ajuda para dinamizar este espaço!

Em breve divulgaremos informações sobre as viagens para o 9º ano e Secundário.